sábado, 16 de abril de 2011

Rio Grande do Sul recebe etapa do Brasileiro de Arrancada 402

Pela segunda semana consecutiva o Rio Grande do Sul será a capital brasileira da arrancada. Na semana passada Guaporé foi o palco da etapa do Brasileiro de 201m e neste sábado e domingo (16 e 17 de abril) o Velopark recebe a categoria Arrancada 402m. 
Com um grande número de inscritos é esperado um grid de mais de 200 carros e pilotos disputando a abertura do Brasileiro da modalidade.
Toda a programação se inicia ainda na sexta-feira (15) com abertura de inscrições, no sábado acontecem as classificatórias e as provas finais acontecem no domingo. Maiores informações no www.velopark.com.br

O Velopark está localizado em Nova Santa Rita, região metropolitana de Porto Alegre nas margens da BR 386.

Horários e programação:
Dia 15 abril – Sexta-Feira - pilotos Brasileiro de arrancada
09h00min as 12h00min Abertura das Inscrições / Encerramento
12h00min as 13h00mim Intervalo
13h00min as 18h30min Reabertura das Inscrições / Encerramento

Dia 16 abril– Sábado – Treinos / Baterias Classificatórias
08h30min as 12h00min Reabertura das Inscrições / Encerramento
13h00min as 17h00min Reabertura das Inscrições / Encerramento Geral
08h30min as 13h30min Vistoria Técnica
13h30min as 19h00min Vistoria Técnica / Blitz
09h00min as 13h30min 1º Treino Livre
13h40min Briefing (Presença Obrigatória a todos inscritos)
14h30min as 19h00min Baterias Classificatórias (01 / 02 / 03 bat)
19h15min Divulgação da Parcial de Tempos

Dia 17 abril – Domingo – Baterias Classificatórias / Baterias Eliminatórias
08h30min as 10h30min 2º e Último Treino Livre
10h45min as 13h30min Bateria Classificatória – 04 bateria
13h45min Divulgação de chaves a pilotos / equipes
14h00min as 17h00min Chaves Eliminatórias
17h30min Divulgação dos Resultados / Pódio
08h30min as 10h30min Vistoria Técnica
10h45min as 17h00min Vistoria Técnica / Blitz
17h00min as 17h30min Plantão de Vistoria Reclamações Técnicas
18h00min Encerramento do evento
 


Texto: Federação Gaúcha de Automobilismo

Líder Thiago Camilo está confiante e espera um bom resultado no 2º GP Ribeirão Preto

RIBEIRÃO PRETO - Os pilotos da Copa Caixa Stock Car farão no final de semana o primeiro desafio da temporada em circuito de rua. A terceira etapa do ano será no calor escaldante da cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Thiago Camilo, vencedor da primeira etapa em Curitiba, confia em bons resultados e confia que sua condição de ponteiro da classificação permitirá maior tranquilidade para pensar em uma boa estratégia. A corrida de domingo (17/4) terá transmissão ao vivo na Rede Globo, a partir das 11h30, dentro do Esporte Espetacular.
Camilo diz que gosta dos circuitos urbanos e relembra as vezes em que andou nesse tipo de pista. "Meu primeiro contato que tive com um circuito de rua foi em Salvador, em 2009, e gostei muito. Fiz a pole positition e liderava a corrida até ter um problema mecânico e abandonar. O desafio de passar perto dos muros, não poder errar, me agrada. Ano passado, aqui em Ribeirão, minha equipe (Ipiranga Vogel) estava numa situação difícil, não conseguimos um bom acerto de classificação e larguei lá atrás. Mesmo assim, gostei da corrida", recorda o paulista - na ocasião, largou em 31º e chegou em 20º.
O representante da Ipiranga RCM também destacou as mudanças no traçado, agora com 2.395 metros de extensão e 10 metros de largura na maioria dos trechos. "Esse ano o circuito está mais largo, modificado, com pontos de ultrapassagem no fim das retas, mas não são pontos de ultrapassagens como em um autódromo. Visitei o local com o Átila Abreu, a convite da Vicar, no fim de fevereiro, e gostei muito do que foi feito", ressalta.
Atual líder da temporada 2011 com 39 pontos contra 32 de Max Wilson, Thiago Camilo acha que sua posição na tabela é importante para a motivação seja ainda maior. "Chego em Ribeirão Preto numa situação bem diferente daquela de 2010. Agora estou liderando o campeonato, e isso dá tranquilidade e confiança para a equipe toda trabalhar. Precisamos focar na classificação, porque nas duas primeiras corridas não passamos para o Q2, mas eram pistas onde as chances de ultrapassagens são maiores. Aqui teremos o sábado mais importante do ano. A classificação representa 80% do trabalho", analisa o paulista.

Confira a programação do 2º GP Ribeirão Preto:
Sábado, dia 16 de abril
7h30 às 8h15 - 1º treino livre - Mini Challenge
8h25 às 8h50 - 1º treino livre - extra - Copa Caixa Stock Car (1º grupo)
9h às 9h25 - 1º treino livre - extra - Copa Caixa Stock Car (2º grupo)
9h35 às 10h20 - 2º treino livre - Mini Challenge
10h30 às 11h20 - 2º treino livre (25 voltas) - Copa Caixa Stock Car (1º grupo)
11h30 às 12h20 - 2º treino livre (25 voltas) - Copa Caixa Stock Car (2º grupo)
12h30 às 12h40 - treino classificatório (1ª bateria) - Mini Challenge
12h50 às 13h40 - 3º treino livre (25 voltas) - Copa Caixa Stock Car (1º grupo)
13h50 às 14h40 - 3º treino livre (25 voltas) - Copa Caixa Stock Car (2º grupo)
15h às 15h10 - treino classificatório (2ª bateria) - Mini Challenge
15h40 às 16h40 - treino classificatório - Copa Caixa Stock Car
17h18 - largada da bateria 1 da terceira rodada do Mini Challenge (25 minutos)
Domingo, 17 de abril
9h50 às 10h50 - Chevrolet Carlos Cunha Show, acrobacias em quatro rodas
11h38 - largada da 2ª etapa da Copa Caixa Stock Car - 2º GP Ribeirão Preto
13h08 - largada da bateria 2 da terceira rodada do Mini Challenge (25 minutos)
A Copa Caixa de Stock Car tem organização e realização da Vicar Promoções Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A Caixa é um dos patrocinadores oficiais da principal categoria do automobilismo, dando nome à divisão, que ainda tem o patrocínio da Goodyear, além do co-patrocínio de Esso, Bosch, Mobil Super, Pioneer e o apoio da Itaipava. As montadoras são Chevrolet e Peugeot.
Outras informações no site www.stockcar.com.br
Fonte: CBA

Confira o Grid de Largada do GP da China


Confira o grid de largada para o GP da China:
1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m33s706
2 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m34s421
3 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m34s463
4 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m34s670
5 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m35s119
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m35s145
7 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m36s158
8 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m36s190
9 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m36s203
10 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - sem tempo

Eliminados na segunda parte do treino classificatório:
11 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m35s874
12 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1m36s053
13 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m36s236
14 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m36s457
15 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m36s465
16 - Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) - 1m36s611
17 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - 1m36s956

Eliminados na primeira parte do treino classificatório:
18 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m36s468
19 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - 1m37s894
20 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - 1m38s318
22 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - 1m39s119
21 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - 1m39s708
23 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - 1m40s212
24 - Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) - 1m40s445

Vettel voa na China

vettel rbr gp da china (Foto: agência Reuters)Alemão supera Button, da McLaren, por sete décimos no grid de largada. Em sexto, Massa é o melhor brasileiro, apenas uma posição atrás de Alonso

O domínio anunciado nos três treinos livres para o GP da China foi confirmado com muita folga na sessão classificatória disputada neste sábado em Xangai. Quase sem fazer força, Sebastian Vettel voou no circuito, marcou o incrível tempo de 1m33s706 e assegurou sua terceira pole na temporada 2011 da Fórmula 1. O alemão da RBR confirmou a supremacia da equipe austríaca e colocou 715 milésimos de vantagem sobre Jenson Button, da McLaren, o segundo. Lewis Hamilton, companheiro do inglês, completou a lista dos três primeiros colocados no grid de largada.
Felipe Massa foi mais uma vez o melhor brasileiro do treino classificatório. O brasileiro marcou o sexto tempo, apenas uma posição e 26 milésimos atrás de Fernando Alonso, seu companheiro na Ferrari. Ele e o espanhol, aliás, estiveram no meio de uma polêmica no fim de semana. Tudo porque apenas o bicampeão do mundo recebeu uma nova asa dianteira desenvolvida às pressas pela equipe italiana. Entretanto, a peça não mostrou tanta eficiência assim na pista e Alonso sequer a usou na sessão decisiva.
A dupla da Ferrari ficou atrás do alemão Nico Rosberg, da Mercedes, que superou o companheiro Michael Schumacher com boa folga e vai largar na quarta posição neste domingo.
ubens Barrichello, da Williams, não passou mais uma vez da segunda parte do treino classificatório e sai apenas em 15º pela segunda corrida seguida. Após sair do carro, o brasileiro reclamou do comportamento de Adrian Sutil, da Force India, nos últimos minutos do Q2. Ele acusou o alemão de ter atrapalhado seus rivais de forma deliberada no momento decisivo.
Além da terceira pole em três provas na temporada 2011 e da quarta seguida, Vettel chegou a um número importante em Xangai. É a 18ª vez que o alemão larga em primeiro em uma corrida na Fórmula 1, empatando com Hamilton no ranking. Entre os pilotos que estão em atividade, o piloto da RBR só é superado por Michael Schumacher e Fernando Alonso. De quebra, ele ainda viu o companheiro Mark Webber ter problemas no início do treino e conseguir apenas o 18º tempo.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Após problemas, Massa pede melhor rendimento

Brasileiro diz que bom ritmo de prova não adianta com posições ruins no grid
Felipe Massa GP da China treinos sexta-feira Ferrari (Foto: Getty Images)
Após os problemas da Ferrari nos treinos classificatórios, Felipe Massa disse que a equipe italiana está podendo aproveitar pouco seu bom ritmo de corrida. Logo depois do GP da Malásia, Stefano Domenicali, chefe da equipe, e os dirigentes Aldo Costa e Pat Fry voltaram a Maranello para tentar trabalhar em soluções para o 150º Italia, que tem falhas aerodinâmicas e está aquém dos rivais. 
A equipe investiga por que as atualizações não deram a pressão aerodinâmica esperada após os testes no túnel de vento. O problema pode estar relacionado ao aparato da Ferrari, que foi atualizado no ano passado e passou a trabalhar com modelos em escala de 60%. Em entrevista ao site da revsta inglesa "Autosport", Massa espera que o esforço do time seja bem-sucedido.

- É claro que estamos trabalhando para resolver os problemas, mas também é verdade que tivemos apenas cinco dias de uma corrida para a outra para trazer novas peças. É importante que todos tentem melhorar rapidamente o carro e é o que estamos planejando. Mesmo que o carro esteja melhor na corrida, ainda precisamos melhorar porque não é o bastante. Não podemos ser um segundo mais lentos nos treinos classificatórios - diz Massa.
Fonte: G. Esporte

Após reunião, pilotos ameaçam não disputar a etapa de Ribeirão Preto


Stock Car: carros dão a largada em Interlagos (Foto: Divulgação / Duda Bairros)Em uma reunião que durou pouco mais de duas horas, os pilotos da Stock Car mostraram toda sua insatisfação com a falta de segurança na categoria. Essa foi a primeira vez que os organizadores e os competidores se reuniram após a morte de Gustavo Sondermann, na etapa de São Paulo. Os atletas listaram 15 pontos a serem modificados nas provas e ameaçaram não correr caso não tenham seus pedidos atendidos. Além disso, através de um abaixo assinado, eles pediram o afastamento de Sérgio Berti, diretor de prova das últimas corridas.
A sala de briefing da etapa de Ribeirão Preto foi o palco da conversa. Reunidos com Maurício Slavieiro, presidente da organizadora da Stock Car, e Nestor Valduga, comandante do Conselho Técnico Desportivo Nacional, os pilotos expuseram suas insatisfações sobre a falta de segurança nos autódromos e provas. Ao apresentar seus 15 itens, os esportistas ainda definiram prazos para eles serem atendidos. Na reunião, os pilotos também apresentaram um abaixo-assinado para a remoção do diretor de prova Sérgio Berti de sua função.
Fonte: G1

Golf rebaixado + motor VR6 preparado + rodas 17 Audi TT


Belissima personalização e preparação desse Golf MK3 VR6  rebaixado, rodas aro 17 do Audi  TT e contando com uma preparação no seu motor V6.
Entre as principais alterações efetuadas no Golf VR6, destacamos sua nova suspensão preparada e redimensionada que jogou o carro “lá pra baixo”, destacando seu jogo de rodas 17 X 7,5 oriundas do Audi TT e calçadas com os pneus Nankang 185/35.
Fonte: CarangoWeb

Opala Custom


Dados do Carro:

• Grade dianteira personalizada
• Travas de capô
• Retrovisor cromado
• Faróis de milha do Palio
• Ponteira de escape de 3"duplo
• Contagirus Cronomac
• Insulfilm G5
• Rodas aro 17" Mangels mod. Winner
• Pioneer 670 Premier
• Amplificador Power One Roadstar
• 2 Subwoofers Bravox UXP
• 4 Cornetas Selenium 250
• 1 Twiter Roadstar
• Motor Aspirado

quinta-feira, 14 de abril de 2011

AUDI RS 5 COUPE

A engenharia da Audi nunca brincou em serviço quando convocada para criar versões de alta performance. Depois de RS 2 (em 1994), RS 4 (2000) e RS 6 (2002), agora é a vez do RS 5, um A5 de carroceria cupê e desempenho vertiginoso. Os ingredientes básicos da receita são motor V8 de 450 cv, suspensão controlada eletronicamente, tração nas quatro rodas e os freios mais eficientes já avaliados por QUATRO RODAS. Não subestime o RS 5 pelo fato de ele não ser o Audi RS mais potente - esta patente cabe ao RS 6, com seus descomunais 580 cv gerados por um motor V10 biturbo 5.0. O aviso se justifica pelos resultados obtidos em pista. O V8 do RS 5 é aspirado, sem turbo, e mesmo com 130 cv a menos que o RS 6 oferece ao cupê um desempenho igualmente impressionante. E o que é melhor: quando dirigido sem exagero, tem consumo de combustível moderado. No teste de aceleração de 0 a 100 km/h, anotamos a média de 5,3 segundos. Só depois que retornamos de Limeira para São Paulo a Audi revelou que o RS 5 exigia um procedimento para ativar o controle de largada. Voltamos, então, para o campo de provas e dessa vez rompemos a barreira dos 5 segundos. Com o auxílio eletrônico, o número melhorou para admiráveis 4,9 segundos - um temporal! - apenas 3 décimos de segundo inferior ao do sedã RS 6 (4,6 s). 
A respeito do consumo de combustível, é um ato de justiça aplaudir o trabalho da marca alemã. Nossos testes apontaram médias excelentes, principalmente se levarmos em conta que o RS 5 é um esportivo de sangue quente. Na cidade roda em média 7,8 km/l e na estrada, 10,6 km/l. Todos os testes (de desempenho e consumo) foram realizados com o carro abastecido com gasolina de alta octanagem, um padrão para carros com motor de alta compressão e que tem seu uso recomendado no manual do proprietário. 

Nervoso na hora de acelerar, o cupê esportivo da Audi também é rápido na hora de parar. Na verdade, um dos freios mais eficientes entre os carros produzidos em série já testados por QUATRO RODAS. Chegou a desbancar outro Audi do topo do ranking das frenagens, o superesportivo R8 V10. Dos 120 km/h até a parada total, o RS 5 percorre apenas 48,6 metros. Apenas para manter as comparações em casa, o R8 cumpriu a prova em 49,1 e o RS 6, em 55,1 metros. A explicação vai além dos discos de 18 polegadas de diâmetro, ventilados e perfurados, mordidos por pinças enormes: além de ABS, há sistemas eletrônicos capazes de manter a trajetória do carro mesmo durante as frenagens mais severas e longas. 

Os dispositivos eletrônicos de auxílio à condução, aliás, são o grande destaque do RS 5. No console central, próximas ao câmbio, ficam as teclas do Audi Drive Select. Este sistema permite ao piloto selecionar a "personalidade" do carro: Comfort, para uma tocada tranquila, Auto para adaptação automática e Dynamic, ideal para quando o motorista tem apetite e habilidade de piloto. Com o sistema multimídia, há ainda uma quarta opção de tempero, ao gosto do cliente. A lista dos itens alterados pelo Drive Select é extensa: tempo de resposta do volante, velocidade da troca de marchas do câmbio de sete marchas, relação do diferencial do sistema de tração integral, nível de rigidez dos amortecedores, controle de fluxo e de sonorização do escapamento e gerenciamento geral do motor. 

Ao passar de 120 km/h, uma pequena asa se arma no porta-malas, voltando a se camuflar na tampa assim que a velocidade cai abaixo de 80 km/h. A grade dianteira, enorme, é um dos únicos exageros estilísticos do cupê. No restante, o RS 5 é elegante e imponente em todos os ângulos. Também saltam aos olhos as enormes rodas aro 20, calçadas com pneus de perfil baixo, 275/30, capazes de suportar velocidades acima dos 250 km/h (limitados eletronicamente) do RS 5. Em alguns países da Europa, basta que o comprador assine um termo de responsabilidade numa concessionária Audi para que o limite eletrônico seja removido da central, permitindo que o carro atinja 280 km/h. 

O banco esportivo dificulta o acesso e a saída de pessoas de baixa estatura, pois as abas laterais fazem as pernas passarem próximas do volante, cuja regulagem de altura e profundidade é manual - se fosse elétrica, poderia ter rebatimento automático. Para acessar os dois lugares na traseira é preciso apertar uma espécie de gatilho alojado na abertura no alto do encosto. Mas fica o aviso: o espaço atrás é minúsculo, principalmente para as pernas. 

Com acabamento de primeira, a cabine do RS 5 tem detalhes em alumínio, fibra de carbono e revestimento em couro liso e acamurçado. Por 435 000 reais, o novo cupê esportivo da Audi é completo em itens de segurança e conforto. Causa estranheza o fato de que um simples jogo de tapetes é vendido como acessório, por 3 027 reais. O que ele tem de tão especial? O mesmo que o carro: a sigla RS.
Fonte: Quatro Rodas

Arrancada Tuning

Arrancadas de Tuning e TunadosTer um carro tunado é certa audácia para muitos, o carro deixa de ser comum e passa a ser valorizado de forma diferente por causa dos acessórios tuning que são colocados e que fazem a cabeça dos pilotos. Existem apenas os expectadores de carros tunados que adoram participar de eventos e exposições desses veículos tiram fotografias e filmam para depois curtir na sua casa junto com os amigos e imaginar que um dia um será seu.
Muitos carros tunados perdem a sua potência na arrancada tuning por causa de fatores que comprometem o desempenho do carro, a quantidade de acessórios, por exemplo, deixam o carro muito pesado e assim dificulta o seu desempenho. Estes veículos não são muito usados em competições de arrancada e velocidade, não foram planejados para este tipo de esporte radical apenas para passeios leves e como cobiça para muitos.
Ser dono de um carro tunado significa possuir uma espécie de cobiça e olhares desejosos de pessoas, para isso o dono tem que saber cultivar estes olhares e transformar em estilo em garra e vaidade por ser dono de um tunado. Os carros tunados não faziam parte de espetáculos há alguns anos atrás. Eles eram considerados esquisitos e diferentes, muito longe de serem carros personalizados cobiçados e caros, eram citados como loucos quem andava em um carro estiloso.
Arrancadas TuningHoje como estamos em uma era moderna e os carros modificados fazem parte da nossa vida cotidiana, ter um carro com estilo e personalidade virou marca registrada de alguns que não tem medo de preconceitos e indiferença apenas querem mostrar suas máquinas estilizadas. Não se importando com a velocidade ou com a arrancada veloz que um carro tunado pode ter, geralmente eles são mais lentos, mas os apaixonados por velocidade podem mudar este conceito refazendo o estilo com maior potência. O bom em ter um carro tunado é o estilo que se dá para ele, conforme o seu gosto a sua personalidade, o seu jeito de ser.  É como vestir uma roupa que agrada e que faz você sentir bem à vontade, sentir-se bem, assim funciona com o carro, é algo inexplicável. Ter estilo e gostar de mostrar que você é muito importante. Na hora de tunar um carro não importa a marca ou o ano do mesmo, o que realmente leva em conta é o que você vai fazer com ele transformando e deixando diferente. Ser diferente, eis a questão. Não é todo mundo que se sente assim ou que pode ser assim, apenas buscam se realizar de alguma maneira que seja a marca do carro, o seu estilo de vida que gostaria de ter, como esporte. Não deixando os compromissos e a carreira profissional de lado apenas complementando a sua vida.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Chevrolet Camaro ganha edição de 45 anos

Itens estéticos foram modificados e motor V6 passou a render 323 cv


O Chevrolet Camaro recebeu, nesta quarta-feira (13), uma nova versão. Trata-se da 45th Anniversary Edition, que celebra os 45 anos de lançamento da primeira geação do cupê. Ela tem itens diferenciados em relação aos outros acabamentos da família, mas ainda não teve preços revelados.
O maior destaque da novidade é seu motor: o 3.6 V6 de outros modelos da General Motors foi preparado para entregar 323 cv. A potência é suficiente para superar o eterno rival Ford  Mustang, com 305 cv extraídos de um seis cilindros. Esteticamente, há rodas de 20 polegadas com desenho exclusivo, interior com três cores (branco, vermelho e azul), quadro de instrumento com novo grafismo e acabamento prateado em faróis de neblina e lanternas.


Além da edição, o Camaro 2012 recebeu uma novidade mecânica. O modelo SS conta agora com a suspensão FE4, que traz amortecedores mais rígidos, novas barras estabilizadoras (mais grossas, garantindo mais firmeza) e rodas de 20 polegadas.


F-Indy: Brasileiros não vão bem

Na segunda etapa, disputada no Alabama, os brasileiros não foram bem. O melhor classificado foi Tony Kanaan, que ficou em sexto. Helio foi sétimo.
Tony Kanaan (KV Racing) não conseguiu repetir o desempenho da primeira etapa, quando ocupou o terceiro lugar no pódio. Nesta segunda etapa, disputada no Alabama (EUA), Tony, o melhor brasileiro na corrida, terminou em sexto lugar. Helio Castroneves (Team Penske) recebeu a bandeirada na sétima colocação. Vítor Meira (AJ Foyt Racing) foi o décimo segundo e Raphael Matos (AFS Racing) não completou a prova. A vitória ficou para o australiano Will Power (Team Penske), que assumiu a liderança na classificação do campeonato.
O piloto Scott Dixon, da Chip Ganassi, terminou a corrida em segundo lugar e Dario Franchitti completou o pódio. Tony fez uma bela prova de recuperação ao largar na 24ª posição e terminar em sexto. Vale destacar que no início do ano o baiano estava fora do grid da Fórmula Indy, sem equipe para a temporada. Sua entrada no time KV Racing foi anunciada um pouco antes da primeira etapa, em São Petersburgo. Bia Figueiredo, Barber Motorsports, outra brasileira na categoria, não participou desta etapa, pois fraturou a mão direita na prova de abertura de 2011.
Helinho justificou seu desempenho na prova: “O carro estava saindo de traseira nas freadas e foi difícil me manter na pista em alguns momentos. Temos de trabalhar duro e resolver esse problema para a prova de Long Beach”. Com os resultados nesta segunda etapa, Will Power assumiu a liderança do campeonato com 94 pontos, seguido de Dario Franchitti com 87 pontos. Tony é o terceiro com 63 pontos. Vitor Meira ocupa a décima posição na tabela com 42 pontos e Helinho o 11º lugar com 38 pontos. A próxima etapa será disputada no dia 17 de abril, em Long Beach.
Fonte: Portal Motocar

Dodge apresenta Charger 2011 com facelift e novo motor V6

Depois de ser flagrado com camuflagem e vestido de carro de polícia em um set de filmagens, o Dodge Charger 2011 foi apresentado oficialmente pela marca norte-americana. O modelo recebeu pequenas mudanças estéticas com nova grade, um parachoque reestilizado e novos faróis.
O capô em alumínio também é novo e conta com novos vincos e o parabrisa está em um ângulo mais “rápido”. As lanternas traseiras incorporam o design original nos Charger de 1960 com pelo menos 164 LED’s para a iluminação. Por enquanto, a Dodge não liberou imagens do interior do veículo, a não ser as que haviam sido liberadas sobre a roupagem de policial.
Sob o capô existe o novo motor 3.6L V6 Pentastar como motor de entrada que será oferecido nas versões Charger SE e Rallye, enquanto o 5.7 L V8 HEMI para a versão R/T e que estará disponível com tração traseira ou opcional tração integral e que tem a opção do motorista desativar a tração dianteira o que além de aumentar a diversão para os mais habilidosos, proporciona 5% de economia de combustível.

Fonte: Portal Motocar

Ford Mustang Shelby Super Snake poderá ser visto no Salão de Nova York 2011


Quando parecia que as idéias tinham sido esgotadas, lá vêm mais um modelo a altura da parceria entre Shelby e Ford. E em pouco mais de duas semanas, quando ocorre o Salão de Nova York 2011, nos Estados Unidos, a  montadora vai revelar na mostra norte-americana aedição 2012 do Super Snake, pacote mais potente oferecido para a versão superesportivaShelby GT500 do Ford Mustang.
A fábrica fundada por Carroll Shelby informa que extraiu colossais 811 cv de potência do bloco 5.4 litros V8 a gasolina. Segundo John Luft, presidente da Shelby American, “é um doscarros mais potentes e importantes já produzidos pela Ford em sua história”.
Uma breve retrospectiva comprova a evolução da cavalaria. Quando foi lançado, em 2008, o GT500 Super Snake oferecia 613 cv com opção que elevava a potência a 735 cv. Na versão 2010, o rendimento subiu a 760 cv. E agora, chega ao número imponente de 811 cv. Mas na versão “normal” Super Snake, o bloco gera os mesmos 760 cv de antes, além de intensos 81,5 kgfm de torque. A transmissão é sempre a manual de seis velocidades. E o pacote superesportivo traz ainda modificações nos conjuntos de suspensão, acabamento interno em couro camurçado (do tipo Alcântara) e enormes rodas de aro 20 com design feito pela própria Shelby.
 

 

 

Rachas legalizados são opção para os fãs de velocidade

Confederação de Automobilismo aposta na arrancada para tirar rachas das ruas. Empresários promovem 'pegas' legalizados e oferecem estrutura de segurança.

Foto: Divulgação/Racha TarumãFoto: CBAPara diminuir o número de acidentes decorrentes de rachas de rua, órgãos ligados ao automobilismo, empresários da área e prefeituras têm organizado torneios de velocidade que substituem os arriscados e ilegais 'pegas'. Disputados em locais previamente vistoriados, que cumprem quesitos de segurança definidos por federações estaduais e pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), os campeonatos de arrancadas e os rachas legalizados têm atraído milhares de participantes e espectadores.
Foto: CBANos campeonatos oficiais de arrancada, promovidos pela CBA e pelas federações estaduais, os competidores são em sua maioria motoristas comuns, que gostam de colocar à prova os motores de seus carros de passeio. Proprietários de Chevettes, Gols, Paratis, Opalas e Fuscas, entre outros modelos, vão às competições e - diante de uma prova que simula o racha de rua - transformam-se em esportistas do automobilismo.

Um regulamento técnico e desportivo separa os carros em 15 categorias, das quais cerca de 12 são disputadas por veículos de passeio. "Participam desde o Gol 1000 até protótipos e também veículos importados dos Estados Unidos, que tem a competição como única finalidade. No Brasil, a modalidade privilegia carros de rua", explica Américo Teixeira Jr., assessor de imprensa da CBA.

Para competir, é necessário estar com a documentação em ordem e submeter o carro a uma vistoria que identifica possíveis problemas de segurança. No local da disputa, apoio mecânico, brigada de incêndio, posto médico e ambulância ficam a postos para qualquer eventualidade envolvendo os competidores. 

Acompanhe a customização de um Camaro SS



Fonte: Velozes e Curiosos

domingo, 10 de abril de 2011

Kawasaki Ninja ZX-10R

   Divulgação
A Kawasaki Motores do Brasil apresenta ao mercado brasileiro o modelo 2011 da Ninja ZX-10R. Dona de um desempenho potencial derivado da tecnologia desenvolvida para os modelos de competição, a superesportiva apresenta alterações significativas. As principais foram no design e a incorporação do controle de tração S-KTRC (Controle de Tração Esportiva Kawasaki). 

A Kawasaki Ninja ZX-10R versão 2011 importada chega às concessionárias autorizadas até a segunda quinzena de abril. Além disso, o modelo passará a ser produzido na fábrica de Manaus (AM) no segundo semestre deste ano. O Brasil será o primeiro país a produzir a Ninja ZX-10Rfora do Japão. O preço público sugerido do modelo nacionalizado, R$ 59.990 (frete não incluso), será praticado imediatamente, inclusive para o modelo importado. 

A Ninja ZX-10R 2011 traz em sua carenagem adereços mais arredondados, ante os pontiagudos do anterior. Além disso, a parte frontal também ganhou atenção especial dos engenheiros. Os faróis foram redesenhados, dando ao modelo um ar mais harmonioso. Outra mudança foi a integração de uma lâmpada do tipo LED (3 Bulbos) posicionada acima da entrada de ar, que foi ampliada para melhorar o fornecimento de ar ao motor. 

A motocicleta é equipada com motor de 998cc, quatro cilindros em linha, que ganhou alguns cavalos a mais. Desenvolvido nas pistas de corrida, o propulsor entrega 201 cv de potência máxima a 13.000 rpm com um torque de 11,4 kgfm a 11.500 rpm (o modelo 2010 apresentava 188 cv a 12.500 rpm).
Fonte: Noticias Automotivas

Espetacular CLR 500 RS, com 560 HP BMW M5 V10 na base

Como se o BMW  M5 não fosse potente e rápido o suficiente já de fábrica, uma empresa especializada em tunar carros velozes chegou pra deixar tudo mais nervoso. A empresa é a Lumma Design e o carro é o CLR 500 R-S.
Um simples M5 é adquirido e recebe rodas enormes de 21 polegadas, body kit empolgante, suspensão esportiva H&R, baixada em 40mm, escape esportivo, conversores catalíticos de alto fluxo, upgrade da ECU e aumento de potência para nada menos que 560 cavalos.
Estes números e dados são bons para se chegar a mais de 320 km/h. O interior é (infelizmente) laranja como o exterior, mas a cor provavelmente pode ser mudada, não??
Fonte: Allcarnews

Como funcionam os carros da NASCAR

No início, uma corrida de stock-car (carro de produção) era exatamente isso, uma corrida de carros normais de série. Os pilotos compravam carros novos em concessionárias e partiam para as corridas. A National Association for Stock Car Auto Racing (NASCAR - em inglês), fundada em 1947, criou um conjunto de regras para competições de stock-car e estabeleceu um sistema para a seleção de um campeão nacional, com base no desempenho em corridas realizadas em todo o país.
As primeiras corridas aconteciam em estradas de terra geralmente em más condições. Os carros sem modificações não eram suficientemente resistentes para tal utilização, de modo que a NASCAR começou a permitir alterações nos carros originais para aumentar sua durabilidade. Ao longo dos anos, as modificações continuaram, em alguns casos para aumentar a segurança (veja Como funciona o sistema de segurança da NASCAR para mais detalhes) e melhorar a competitividade. A NASCAR controla rigidamente todas essas modificações, especificadas em detalhes no regulamento da categoria. A cada corrida, os carros são vistoriados para ver se estão em conformidade com o regulamento.
Hoje, os carros de corrida da NASCAR têm pouca semelhança com os carros de rua. Quase todos os detalhes são feitos à mão. As carrocerias são construídas a partir de chapas de aço, os motores são montados a partir de um bloco nu e o chassi é construído com tubos de aço.
Neste artigo, veremos como são feitos esses carros de corrida da NASCAR, começando com um componente fundamental para a segurança dos pilotos e que é a base para tudo no carro: o chassi.
Fonte : como tudo funciona

Fórmula Futuro conta com 13 pilotos confirmados para a temporada 2011

Categoria-escola supera o grid do ano de lançamento, quando a média foi de nove carros inscritos; outros esportistas brasileiros ainda estão em negociação

A organização da Fórmula Futuro, categoria-escola apadrinhada por Felipe Massa, já anunciou a inscrição de 13 pilotos no grid de largada da temporada 2011. No ano de lançamento, em 2010, o número de esportistas era menor. E o número desta temporada, pode aumentar ainda mais.
Fórmula Futuro: Felipe Apezzato acelera em Santa Cruz do Sul (Foto: Divulgação / Carsten Horst)

A categoria foi idealizada para receber pilotos em início de carreira ou recém-saídos do kart. Além da experiência com monopostos, o campeonato - que foi criado para preencher o lugar da extinta Fórmula Renault - prometia outros prêmios: a passagem à Fórmula Abarth italiana inteiramente paga e a vaga no Academia de Jovens Pilotos da Ferrari, programa de formação de jovens pilotos da escuderia de Maranello. O carioca Nicolas Costa foi grande vencedor da temporada de estreia.
O gid médio da categoria em 2010 contava com nove carros, reflexo da longa crise do kart brasileiro. Mas a Fórmula Futuro está acabando com esse "abismo": premiado com 70% de subsídio do orçamento pela conquista do Campeonato Brasileiro na divisão Graduados, o paulista Victor Franzoni será uma das novidades da categoria-escola, juntamente com os novatos Guilherme Salas, Eduardo Banzoli, Ricardo Landucci e Guilherme Silva, entre outros. Silva, vice-campeão da Graduados, também correrá com bonificação de 50%.
O paranaense John Louis e o potiguar Johilton Pavlak se mantiveram na Fórmula Futuro em 2011 e, pela experiência conquistada no ano passado, devem começar o calendário como favoritos ao título.

Na Malásia, Vettel repete domínio da Austrália e vence a segunda em 2011

Alemão da RBR lidera desde o início e não é ameaçado por rivais. Hamilton perde desempenho e cai para oitavo. Massa faz boa prova e chega em quinto

Parecia um replay do GP da Austrália, que abriu a temporada 2011. Após Melbourne, a Malásia foi palco de mais um passeio de Sebastian Vettel com sua RBR. Campeão da Fórmula 1 em 2010, o alemão dominou a corrida - que acabou não tendo a esperada chuva desde o início - e não foi ameaçado pelos rivais no circuito de Sepang. De quebra, ainda viu Lewis Hamilton, então vice-líder do campeonato, ter problemas de pneus no fim e cair para a oitava posição. Jenson Button, companheiro do inglês na McLaren, acabou no segundo posto.
Nick Heidfeld, da Renault-Lotus, fez uma ótima corrida e chegou em terceiro, completando o pódio. O alemão resistiu à forte pressão de Mark Webber, da RBR, nas últimas voltas. O australiano, que sofreu com problemas no Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers), teve de se contentar com a quarta posição. Com bom desempenho, Felipe Massa foi o quinto, apesar de um erro da Ferrari em seu primeiro pit stop. O carro parou após a bandeirada, mas o brasileiro chegou logo à frente do companheiro Fernando Alonso, sexto colocado após ter de trocar o bico no fim por um toque em Hamilton.
Pela disputa, Hamilton e Alonso acabaram punidos pelos comissários de prova da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Os dois receberam um acréscimo de 20 segundos, mas apenas o inglês perdeu posições e caiu para o oitavo lugar. O espanhol se manteve em sexto.
vettel rbr gp da malásia (Foto: agência AP)
Rubens Barrichello, o outro brasileiro na prova, teve um domingo confuso e abandonou ainda na 23ª volta, com problemas de câmbio. O brasileiro da Williams foi tocado nas primeiras voltas, teve um pneu furado e perdeu muito tempo para chegar aos boxes. Ele disse ter ficado muito decepcionado com os problemas nas duas primeiras provas do ano, quando abandonou.
Na sexta volta, Massa conseguiu a ultrapassagem sobre Petrov e subiu para quinto. O russo ficou entre os dois pilotos da Ferrari, mas cometeu um erro no fim da volta e acabou superado também por Alonso. Webber, que tinha caído na largada, tentava iniciar sua reação, mas esbarrava em Kobayashi. O japonês chegou a perder a nona posição, mas deu o troco em seguida.
A primeira rodada de pit stops começou na 11ª volta, com Webber. Hamilton entrou duas passagens depois, uma antes de Vettel. Mais atrás, Heidfeld, Massa e Button fizeram suas paradas simultaneamente, mas o brasileiro ficou prejudicado por um erro da Ferrari na troca da roda dianteira esquerda e perdeu muito tempo. Acabou superado pelo companheiro Alonso.

                                               
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