domingo, 10 de abril de 2011

Como funcionam os carros da NASCAR

No início, uma corrida de stock-car (carro de produção) era exatamente isso, uma corrida de carros normais de série. Os pilotos compravam carros novos em concessionárias e partiam para as corridas. A National Association for Stock Car Auto Racing (NASCAR - em inglês), fundada em 1947, criou um conjunto de regras para competições de stock-car e estabeleceu um sistema para a seleção de um campeão nacional, com base no desempenho em corridas realizadas em todo o país.
As primeiras corridas aconteciam em estradas de terra geralmente em más condições. Os carros sem modificações não eram suficientemente resistentes para tal utilização, de modo que a NASCAR começou a permitir alterações nos carros originais para aumentar sua durabilidade. Ao longo dos anos, as modificações continuaram, em alguns casos para aumentar a segurança (veja Como funciona o sistema de segurança da NASCAR para mais detalhes) e melhorar a competitividade. A NASCAR controla rigidamente todas essas modificações, especificadas em detalhes no regulamento da categoria. A cada corrida, os carros são vistoriados para ver se estão em conformidade com o regulamento.
Hoje, os carros de corrida da NASCAR têm pouca semelhança com os carros de rua. Quase todos os detalhes são feitos à mão. As carrocerias são construídas a partir de chapas de aço, os motores são montados a partir de um bloco nu e o chassi é construído com tubos de aço.
Neste artigo, veremos como são feitos esses carros de corrida da NASCAR, começando com um componente fundamental para a segurança dos pilotos e que é a base para tudo no carro: o chassi.
Fonte : como tudo funciona

                                               
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates