quarta-feira, 6 de abril de 2011

Maverick GT 74 - Potência Importada

A história da caixa utilizada pelo Maverick aqui apresentado é interessante e vale a pena conhecê-la: ela surgiu em 1982, equipando os AMC Spirit/Concord e, no ano seguinte, passou a ser montada no Ford Mustang.
A Tremec T5 teve inúmeras variações, equipou os Mustangs 5.0 (302 V8), 2.3 T (2.300 4L turbo) e 3.8 (3.800 V6). Os tipos mais interessantes tinham relações de, respectivamente, 2,95 (1°), 1,94 (2°), 1,34 (3°), 1,00:1 (4°) e 0,63 (5°), que é a caixa utilizada no carro desta matéria, contra 2,92 (1°), 2,03 (2°), 1,42 (3°) e 1,00:1 (4°) do Maverick V8 e 2,67 (1°), 1,85 (2°), 1,30 (3°) e 1,00:1 (4°) do Dodge Charger (nacionais, com caixas Clark).
Para os leitores que se interessaram por esse tipo de câmbio americano, que chegou em algumas unidades do Mustang V8 importadas a partir da década de 1990, cabe explicar que as caixas com essas relações apresentam os códigos 115 , 200, 227 e 249, específicos da Ford Motorsports. Os modelos 115 e 200 também são conhecidos como M-7003-A, o 227 como M-7003-X (feito para o mercado de reposição, tinha anéis sincronizadores de fibra de carbono) e o 249 como M-7003-Z (com rolamentos especiais).
A título de curiosidade existem ainda as caixas do mercado de reposição, denominadas 202, 225 e 251, que podem ser importadas sem grandes problemas, embora o custo seja relativamente alto. A 202 é o tipo mais comum, mas a 225 conta com liga de aço mais resistente e os mesmos anéis da 227, enquanto a 251 destaca-se por contar com os rolamentos da 249. As caixas 249 e 251, entretanto, são as únicas que têm torque de 330 ft/lbs (45,62 kgf.m), razão pela qual, com alterações, são empregadas em funny cars com mais de 450 cv.

                                               
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