quarta-feira, 6 de abril de 2011

Após acidentes, Nascar se torna referência na segurança dos carros

Categoria não vê acidente fatal desde 2001, quando Dale Earnhardt morreu em Daytona. Nelsinho Piquet acha que Stock Car poderia se inspirar nos EUA
Segurança - Nascar nos EUA (Foto: Rafael Lopes / Globoesporte.com)
O acidente fatal de Gustavo Sondermann na categoria de acesso à Stock Car, no último domingo, em Interlagos, levantou questões referentes à resistência dos carros em caso de impactos laterais. Para tentar evitar tragédias como a de Sondermann, a americana Nascar fez uma série de estudos após a última morte em suas corridas, a do heptacampeão Dale Earnhardt no oval de Daytona, em 2001. Minuciosos, os testes deram resultado e mudaram os parâmetros de segurança da categoria.
Em Charlote, no Centro de Tecnologia da Nascar (o R&D Center), uma série de exames são feitos para evitar problemas durante as corridas. Construídos em ferro pelas equipes, os chassis dos carros são bem pesados e bastante resistentes. A categoria faz a medição da densidade das placas do metal na célula de sobrevivência, o cockpit, em 70 pontos diferentes para garantir a resistência do local mesmo em caso de acidentes mais fortes. Os modelos só podem ir para a pista se certificados pelos técnicos, que colocam etiquetas eletrônicas em pontos-chave do chassi.


Para Nelsinho Piquet, Nascar poderia ser uma referência

Nelsinho Piquet, piloto da equipe Kevin Harvick Inc. na Nascar Truck Series, também já andou nas picapes da categoria de acesso da Stock Car. O brasileiro disputou a etapa de Curitiba, no início do ano passado e disse que os carros são completamente diferentes. Para ele, a categoria brasileira poderia se inspirar na americana.
- Sempre me senti seguro nos carros da Nascar, embora seja novo demais para me preocupar com este tipo de coisa. Para quem vê de fora, a Truck Series e a categoria de acesso à Stock Car podem ser muito parecidas, mas são completamente diferentes. Um não tem nada a ver com o outro. Corro com um modelo que tem o mesmo desenvolvimento da Sprint Cup, a principal aqui. Uma saída seria a Stock Car copiar a Nascar ou outra categoria, para não ter de gastar dinheiro com pesquisa e desenvolvimento. Mas o automobilismo é um esporte de risco - diz Nelsinho.

                                               
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