Confederação de Automobilismo aposta na arrancada para tirar rachas das ruas. Empresários promovem 'pegas' legalizados e oferecem estrutura de segurança.
Para diminuir o número de acidentes decorrentes de rachas de rua, órgãos ligados ao automobilismo, empresários da área e prefeituras têm organizado torneios de velocidade que substituem os arriscados e ilegais 'pegas'. Disputados em locais previamente vistoriados, que cumprem quesitos de segurança definidos por federações estaduais e pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), os campeonatos de arrancadas e os rachas legalizados têm atraído milhares de participantes e espectadores.
Nos campeonatos oficiais de arrancada, promovidos pela CBA e pelas federações estaduais, os competidores são em sua maioria motoristas comuns, que gostam de colocar à prova os motores de seus carros de passeio. Proprietários de Chevettes, Gols, Paratis, Opalas e Fuscas, entre outros modelos, vão às competições e - diante de uma prova que simula o racha de rua - transformam-se em esportistas do automobilismo.
Um regulamento técnico e desportivo separa os carros em 15 categorias, das quais cerca de 12 são disputadas por veículos de passeio. "Participam desde o Gol 1000 até protótipos e também veículos importados dos Estados Unidos, que tem a competição como única finalidade. No Brasil, a modalidade privilegia carros de rua", explica Américo Teixeira Jr., assessor de imprensa da CBA.
Para competir, é necessário estar com a documentação em ordem e submeter o carro a uma vistoria que identifica possíveis problemas de segurança. No local da disputa, apoio mecânico, brigada de incêndio, posto médico e ambulância ficam a postos para qualquer eventualidade envolvendo os competidores.
Um regulamento técnico e desportivo separa os carros em 15 categorias, das quais cerca de 12 são disputadas por veículos de passeio. "Participam desde o Gol 1000 até protótipos e também veículos importados dos Estados Unidos, que tem a competição como única finalidade. No Brasil, a modalidade privilegia carros de rua", explica Américo Teixeira Jr., assessor de imprensa da CBA.
Para competir, é necessário estar com a documentação em ordem e submeter o carro a uma vistoria que identifica possíveis problemas de segurança. No local da disputa, apoio mecânico, brigada de incêndio, posto médico e ambulância ficam a postos para qualquer eventualidade envolvendo os competidores.