Grande atração do Salão do Automóvel de São Paulo deste ano, o Camaro tem inúmeros elementos que remetem à primeira geração, de 1967. Empolgado, o diretor de design da GM do Brasil, Carlos Barba, no entanto, foge dos rótulos de "carro retrô". "As proporções foram além das expectativas e criaram uma nova opção em design", diz. O resultado foi um "muscle car" agressivo, com faróis escondidos na abertura frontal.
Faz a diferença, em sua condução, o fato de ter suspensões independentes nos dois eixos, inclusive o traseiro. O Camaro usa suspensão do tipo multilink, com barras estabilizadoras. Com altura livre em relação ao solo de 15,6 cm (um Agile tem 16 cm), o modelo escapa bem da maioria das "raspadas" de veículos esportivos. Suas rodas são de alumínio de 20 polegadas.
Para que o motorista não tenha de desviar os olhos da pista, o Camaro traz o head-up display, equipamento herdado de aviões militares. Uma lâmina translúcida projeta na frente dados como velocidade, rotação do motor e termômetro. A transmissão é automática de seis velocidades, com opção de trocas seqüenciais.
Com dois anos de garantia sem limite de quilometragem, o carro oferece, durante esse prazo, troca de óleo, filtro e até as pastilhas do limpador de graça. Seu preço sugerido é de R$ 185 mil. Chega nas cores amarelo, branco, prata, preto e vermelho.
Projetos: New Civic DT-A - Everton ''ET''
Há 15 anos